Trabalho Desportivo Canino (RCI)
A modalidade de desporto canino RCI (Regulamento de Concurso Internacional) é das que possui mais praticantes em todo o mundo. Por trabalhar praticamente todos os instintos de sobrevivência dos cães, através do trabalho de pistagem (instinto de caça), de obediência (instinto gregário) e de defesa (instinto de protecção), este é o desporto canino mais completo e mais abrangente.
Se pretende iniciar-se nesta apaixonante modalidade desportiva canina, o CCVL pode ajudá-lo a preparar o seu exemplar nas três disciplinas, para isso escreva-nos manifestando essa vontade para [email protected]
Como atrás já foi dito, esta modalidade é composta por três disciplinas:
- Pistagem ou rastreio - É a disciplina "A" que consiste no seguimento do cão de um trajecto previamente marcado pelo condutor (no caso do nível 1) ou por um elemento designado pela organização da prova (nos casos dos níveis 2 e 3) ao qual é dado o nome de "Traçador de Pista". Esse traçado é feito com os pés em passo normal e, passado algum tempo (o tempo, o tamanho e as dificuldades na pista alteram em função dos níveis de dificuldade da prova), o cão é convidado a seguir esse trajecto. Durante o percurso são colocadas algumas dificuldades ao cão tais como objectos que ele tem que marcar (normalmente deitando-se) e desvios de trajectória em ângulos de 90º que ele tem que cumprir. Neste disciplina é posta à prova o sentido mais apurado dos canídeos, o "olfacto", uma vez que são obrigados a distinguir pequenos odores, tais como ervas quebradas, pequenas partículas que alteram a sua composição física quando são pisadas e assim alteram igualmente o seu odor, pequenos microorganismos que se activam quando são igualmente sujeitos a pressões, etc. É uma disciplina que exige muita disponibilidade do binómio condutor/cão pois neste caso, o treino intenso, a concentração e as aptidões naturais de cada cão são as condições chave para o sucesso nesta disciplina do RCI. Tal como nas outras, nesta disciplina a pontuação máxima são 100 pontos e a mínima (para obter qualificação) são 70.
- Obediência - A disciplina "B" do Regulamento de Concurso Internacional é talvez a parte do circuito da modalidade mais morosa e mais trabalhosa onde a paciência, a perspicácia e os conhecimentos do condutor são colocados à prova, não só devido à quantidade de exercícios a que os exemplares são sujeitos, mas também ao rigor na execução dos mesmos. Entre outros, o binómio tem que executar os seguintes exercícios: condução sem trela, sentar e deitar em andamento, chamada de pé, em andamento normal e em corrida, busca de objecto (apport) livre, com obstáculo e com paliçada, ir em frente, deitar sob distracção, etc. Nesta disciplina a pontuação máxima são 100 pontos e a mínima (para obter qualificação) são 70.
- Defesa - A disciplina "C" é aquela que é mais espectacular e leva mais público a assistir às provas. Faz apelo ao instinto de protecção do cão e eleva-lhe os índices de luta e combatividade. Nesta prova o cão tem que procurar um figurante que está no último de dois, quatro ou seis (varia em função do nível da prova seja de 1, 2 ou 3) esconderijos. Ao encontrá-lo vai ter que ladrar insistentemente, deve apanhá-lo numa fuga, andar entre este e o condutor, andar atrás deste acompanhado pelo condutor, reagir sempre que o figurante adopta atitudes agressivas ou de ataque, e defender-se de um ataque longo por parte do figurante. Tal como nas outras, nesta disciplina a pontuação máxima são 100 pontos e a mínima (para obter qualificação) são 70.
Os calendários de realização destas provas em Portugal podem ser consultados no site da Sub-comissão de RCI do Clube Português de Canicultura, em http://www.freewebs.com/rciportugal/
Obtenha aqui o Regulamento de RCI
rci.pdf | |
File Size: | 329 kb |
File Type: |